domingo, 24 de fevereiro de 2008

A volta dos que não foram

Tentando ter idéia para um novo tópico, estava me lembrando sobre minhas últimas conversas com meus amigos, os últimos conselhos que dei, e percebi que a maioria deles partilha do mesmo problema, as ex. Não que os problemas sejam os mesmos, mas envolvem o mesmo tema, essas mulheres que fizeram parte das vidas deles, com quem eles tiveram um relacionamento mais sério, e não tem mais, porém continuam lá.
Quanto à como lidar com o conflito inevitável: atual x ex, tratarei em um tópico específico mais adiante.
Separei as ex em três tipos básicos, cada um com suas complicações características.

Os tipos
A ex-Zumbi - que levantou da tumba para te perseguir

Sim, ela quer comer seu cérebro, seu coração, te transformar em um ser igual a ela, mas dá para censurar? Olha para você, o gostosão, o melhor que ela já teve. Ou o último, que está mais fresco na memória. Ou com quem ela mais se iludiu, e acha que está dando tudo errado porque não está com você. Ou o que mais a machucou, e está querendo se vingar. Bom, talvez você não seja toda essa maravilha. Que bom, se fosse perfeito não precisaria da minha ajuda, e eu estaria escrevendo isso para ninguém.
E no fim, isso não importa, não é? Ela está correndo atrás de você e enchendo o seu saco e você quer se livrar disso. Ou não? Talvez você se sinta bem com isso, melhore o seu ego, talvez você encoraje, consciente ou inconscientemente, para continuar nessa situação, para colocá-la "no gelo", ter sexo quando precisar, boas conversas com quem te conhece tão bem, e tudo o que você queria era voltar para casa e, no dia seguinte não ter que se importar com ela, porque ambos estão seguindo suas vidas.
Sabe, às vezes isso funciona, mas só às vezes. Na maior parte do tempo, ela se ilude, acha que vai tudo voltar ao normal, afinal, você foi tão carinhoso, gentil. E eu não estou te censurando por isso, pelo contrário, foi uma pessoa importante para você, e você foi importante para ela, porém, existe um limite. Você precisa observar com quem você está lidando, se essa pessoa é assim como você ou não.
Ou você pode não estar fazendo nada disso e ela só ser uma psicótica desocupada.
Você deve se justificar o tempo todo, para si mesmo, para os amigos, para ela, que não deu certo porque ela é cheia de defeitos, que ela tem o que você mais odeia, mas que ela é uma pessoa legal. Isso é natural, mas perceba que todo mundo tem defeitos, dos mais variados tipos, inclusive você e a pessoa por quem você foi mais apaixonado na vida, e perceba que você põe isso na balança, e se justifica também por gostar de alguém também. O amor é cego, surdo e burro porque amar sempre pesa mais do que ela não curtir futebol e ouvir Justin Timberlake, mas se você não gostar da pessoa, ela não saber quantos gols o Palmeiras fez na primeira rodada do Brasileirão de 96, vai perturbar seus sonhos.
Então pare de se justificar porque não está com ela. Não está porque não quer e pronto, acabou.
As razões básicas dela continuar no seu pé são a carência, as feridas no ego e a falta de opções, dentre outras não tão comuns. Não leve a mal, não estou te desmerecendo, estou explicando como sua ex-zumbi funciona.
As mulheres são conhecidas por sua carência, mesmo as que são independentes, elas só escondem, ou a tem em grau menor, mas ela está sempre por lá. Ela direcionou a carência dela em você, ela acha que você a completa e poderá suprir essa carência, como fazia, ou é como ela enxerga o seu potencial. Seu potencial para namorado é o que ela sempre viu em você, sua primeira impressão, muda pouco durante o relacionamento. Você pode não ser um galinha, não ligar para ela, não ouvir o que ela fala, beber demais, ser ateu, mas ela viu algo em você, e acha que se você se esforçar o suficiente, será fiel, atencioso e sóbrio. Você é que não se esforçou o bastante.
Isso também se refere às feridas no ego. Os erros que você cometeu, tê-la largado, traído, esquecido do aniversário do cachorro, não ter ido com ela ao cabeleireiro, tudo a machucou muito, e, como o álcool, esses acontecimentos foram se destilando com o tempo em que vocês não estão juntos, ficando cada vez mais fortes na cabeça dela, e ela está se sentindo uma louca, uma incompetente por não ter sido boa o suficiente para você querer tentar mais. É isso que ela quer consertar agora.
A falta de opções não é referente à falta de homens no mercado, mas a dificuldade dela de enxergá-las. É em você que ela pensa, então fica mais difícil ver os outros, mesmo que estejam pelados dançando a Macarena há um palmo de seus narizes. Ela está se sentindo um lixo porque você não a quer, e acha que ninguém mais irá querê-la, você foi sua última chance e ela deixou passar, então morrerá sozinha, cheia de gatos, só perceberão duas semanas depois por causa do cheiro, e o Senhor Lulu, um siamês que sempre foi um amor, terá comido sua cara por causa da fome.
Como convencê-la a superar, então (ou pelo menos fazê-la parar de encher o seu saco)? Algumas regrinhas simples e óbvias:

As dicas da Tia Duna


1. Se você não quer, não encoraje.
Simples assim. Não ligue, não procure, se encontrar por aí, seja educado, cumprimente, mas não fale que ela é linda, não fale que ela faz falta. Poxa, é, inclusive, mancada com a coitada. Se quer transformá-la em amiga, dê tempo ao tempo, se dê ao respeito com vocês dois. Se quer que ela seja uma foda fixa, a mesma coisa. Converse, deixe claro isso para ela. Mas NÃO fique com ela até ter segurança de que ela entendeu. Como perceber isso, olhe para ela, observe. Ela vai parar de tentar fazer tanto ciúmes, de puxar o assunto sobre vocês tantas vezes e com tanta nostalgia, de dar em cima de você com tanta paixão.
2. Se só não encorajar não bastou, suma por uns tempos. Não saia com seus amigos em comum, ignore completamente, aproveite para conhecer lugares novos ou reencontrar aquela gata para quem você não liga há um tempão. Peça para os seus amigos que conversam com ela não falarem sobre você na frente dela por uns tempos, nem dar notícias, ou não fale nem com eles.
3. Se ela continuar te conseguindo te achar, seja frio. Isso, você a esqueceu, superou, nem lembra o nome dela, ignore a presença dela. Isso vai deixá-la louca, com raiva, porém, melhor ela falando mal de você para as amigas que no seu pé. Ou não?
4. Se tudo mais falhar, seja um canalha. Leve-a para o motel, meta-lhe a pica, sem preliminares, ainda a faça pagar a conta, peide, arrote e espalhe para todo mundo que a fodeu mesmo, com gosto. Se encherem o seu saco, pelo menos você se divertiu.

A ex-Pírito - que você tenta trazer de volta até na mesa branca

Ela se foi, talvez até já tenha andado em direção à luz de um novo relacionamento, ou simplesmente não esteja mais afim, pode ser até medo de os mesmos erros acontecerem novamente.
O Fantasma dos Relacionamentos Passados, pelo que percebi até agora, visita muito mais as mulheres que os homens. É uma faca de dois gumes que, dentre outras coisas, pode criar os dois tipos citados até agora de ex. A ex-zumbi não consegue se livrar do relacionamento que sempre quis. Por sua vez, a ex-pírito, quer continuar a própria vida, talvez tenha medo, vocês passaram por coisas que ela não quer passar de novo e quer se prevenir, se proteger. Ela colocou vocês na balança já citada e percebeu que não vale a pena para vocês dois. Não que você esteja errado ou seja ruim, mas talvez a situação seja, ou o momento da vida dos dois, ou ela encontrou alguém que se encaixasse melhor nas equações dela para ter um relacionamento feliz.
Talvez ela ainda queira e só esteja esperando um momento propício, ou esteja te testando. Se ela te dá esperanças, te liga, te procura, quem sabe provavelmente queira voltar outra vez, mas o medo a impede, ou as circunstâncias da vida. O remédio é esperar, ter paciência.
Ou mesmo ela só quer te colocar no gelo, transformar você em um ex-zumbi, do tipo que estará sempre lá, por ela, para ela, quando ela quiser. Não é bom para o ego ter alguém sempre atrás de você? Querendo você? Implorando até? E você quer continuar sendo esse palhaço?
Pode ser até que ela esteja confusa, e oscile entre a vontade de continuar e a vontade de ter alguém que goste tanto dela a ponto de continuar passando por isso.
Em qualquer um dos casos, aqui vão algumas dicas:

As dicas da Tia Duna


1. A balança.
Pense, você realmente quer continuar tentando, mesmo sem resultados? Vale a pena correr atrás, bajular, mesmo você sendo ou um brinquedo ou motivo de dúvida? Essa indecisão, inconstância, essa situação de merda é o suficiente para te deixar feliz?
2. A paciência. Se você acha que sim, que vale a pena, tenha paciência, continue tentando, mas devagar. Vá passo a passo, demonstre que sim, você quer, está disposto a tentar, mas que ela também tem que fazer a parte dela, e que essa situação não será para sempre, ou ela irá se acomodar. Se mostre disponível e espere ela corresponder, não se humilhe, tenha dignidade, e continue fazendo isso até se cansar. Quando esse momento chegar, ou desista de vez, ou...
3. Se decida, porra! Caralho, que merda é essa, ela acha que você é o que? Um bosta que vai continuar lambendo os pés dela para sempre? Dê um ultimato. Pressione mesmo, de uma vez, mas sempre superior e mostrando que, se você desistir, como está prestes a fazer, quem vai perder é a Madame Eu Sou Gostosa.
4. Se tudo mais falhar. Cuspa na cara, manda tomar no cú, acabe com a reputação dela, seja cruel, mesmo, mas sempre com classe e sem parecer um frustrado. Ria, ria dela sozinho e com todos. Ela é uma frígida, burra, vadiazinha de cinco reais que ainda dá de brinde uma cerveja, espalhe os podres, ou seja, se vingue. Se der ainda coma a melhor amiga dela. Pelo menos você vai extravasar a raiva e ainda se divertir com a desgraça alheia. Quem mandou ser uma putinha.

A ex-Encosto - que nem você nem ela querem, mas ela vai continuar por perto

Por alguma razão do destino - filhos, dinheiro, família, trabalho ou amigos em comum - vocês estão fadados a conviverem para sempre, ou pelo menos por um bom período.
Quando você tira uma foto, ela também aparece, você vai a uma festa, ela também está lá, você recebe o seu salário e tem que dividir com ela, seus filhos te abraçam e lá está ela, sempre, com seu olhar de reprovação, a boca torcida em uma expressão dura, gélida, e quando você olha, você sabe o que ela quer dizer e não precisa, o que vocês dois sabem: não há escolha, VOCÊ ESTÁ FODIDO!
Antes fosse fácil como correr para a igreja mais próxima e exigir um padre especialista em exorcismo, o jeito é ir levando do melhor jeito possível.
Confesso que a ex-encosto, que geralmente é uma ex-posa, é meio misteriosa para mim, porém sei que o melhor caminho é afastar o máximo sua vida particular da dela. Ela acha que merece satisfações e explicações, por mais que não queira dá-las a você, e não se importa em incomodar, afinal, você deve a ela o tempo que ela perde e perdeu com você. Ela atrapalha sua atual vida amorosa só pelo fato de existir, e acha que você merece isso. Não que elas sejam rancorosas ou vingativas, apenas realistas. Você deve, então você tem que pagar.

As dicas da Tia Duna

1. A intimidade. Sim, vocês são íntimos, ela te conhece muito bem, ela sabe quando você mente, quando você omite alguma coisa, entretanto, você tem que burlar esse fato. Não demostre que precisa dela, nem se mostre fraco, ou ela vai subir nas suas costas mesmo. Mantenha uma atitude de senhor da situação, por mais que você não tenha idéia do que está fazendo. O tempo de demonstrar suas fraquezas já passou, acabou no momento em que vocês terminaram o relacionamento propriamente dito. Os homens são bons nisso, ponha para fora o seu lado machão-não-erro-nunca, porém deixe-a tomar algumas decisões, e demonstre que é assim só porque você permitiu. Só assim terá um pouco de paz.
2. A distância. Vocês já foram um, agora são dois, não se esqueça disso. Quando conversar com ela, seja direto, fale apenas sobre o necessário, ou mantenha uma conversa neutra sobre o tempo. JAMAIS abra precedentes para ela se meter na sua vida pessoal, não fale sobre você além do necessário, jamais sobre os seus sentimentos, ou ela vai se achar no direito de opinar e até decidir seus caminhos. Você não tem dúvidas sobre o seu futuro, sempre demonstre segurança. E a encoraje fazendo o mesmo, não pergunte sobre o novo namorado dela, se ela resolveu aquela pendência com o chefe, nem se ela gostou da sua camisa.
3. Os filhos. Os pestinhas não tem nada a ver com isso e não podem crescer em um ambiente hostil, não faz bem. Não se esqueça que, enquanto eles forem menores, ambos são responsáveis por ele, não só na hora de pagar as contas, mas na hora das decisões também, porém, não é batendo de frente que você vai conseguir alguma coisa. Mães são leoas, vá com calma, use o jeitinho brasileiro, negocie. Não os meta nos assuntos de vocês dois, não pergunte da mãe ou faça comentários depreciativos sobre ela, sua nova vida ou sua família. E, caso perceba que ela o fez, converse com ela francamente, porém não de forma agressiva, se faça de coitado, se precisar. Se você é separado da mãe dos seus filhos, já sabia de tudo isso, porém se o que está fazendo não adianta, consulte um especialista.
4. Se tudo der errado. Se fodeu mesmo, cara, essa não tem jeito. Não dá nem para ignorar.

=====================================

Se sua ex mulher não é nenhum desses tipos, porém continua dando trabalho, converse comigo, posso ter algumas idéias para ajudar, e você ainda vai me ajudar a melhorar este blog e a vida de outros como você.
Se, ao contrário, sua ex não dá trabalho, ou sumiu ou é sua amiga, considere-se um cara de sorte. Isso demonstra que ainda existem mulheres razoáveis por aí, e que o problema não é regra.

Um comentário:

Eu disse...

adorei o teu blog é do meu interesse passa tb pelo meu obrigado