sábado, 23 de fevereiro de 2008

A TPM Traduzida Para Machos

Pensando em um tema para a primeira postagem do blog, dentre infinitos temas possíveis, resolvi começar por este, o mais temido bicho de sete cabeças dos assuntos femininos para os homens. Felizmente, a sociedade não encara assuntos como esse como tabus, como era na época da minha mãe e minha avó, porém isso trouxe um certo revés.
A TPM é desculpa e causa de todos os erros e problemas das mulheres, e ofensa na boca dos homens.

=====================================

As causas

Tensão pré-menstrual, ou TPM, é um tema que interessa não só às mulheres, mas aos homens, especialmente. Ela se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se eles persistirem, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.
Do ponto de vista dos hormônios sexuais, os homens são muito mais simples do que as mulheres. Eles fabricam testosterona cuja produção começa a cair inexorável e lentamente a partir dos 20, 30 anos de idade. As transformações que essa queda provoca no humor masculino são, de certa forma, previsíveis e é por isso que as mulheres dizem que os homens são todos iguais.

Com elas, é diferente. A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação.

Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro. Por isso, os homens dizem que as mulheres são difíceis de entender.


Fonte:
http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/tpm.asp


=====================================

Os sintomas



=====================================

Frases e procedimentos para sobreviver a uma mulher com TPM

PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?

SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?

ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


PERIGOSO: Você vai vestir ISSO?

SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom!

SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!

ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


PERIGOSO: Tá nervosa por quê?

SEGURO: Será que não estamos exagerando?

SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...

ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


PERIGOSO: Será que você devia comer isso?

SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.

SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar?

ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


PERIGOSO: O que você fez o dia todo?

SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje.

SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse robe!

ULTRA-SEGURO: Come mais um pouco de chocolate.


Fonte: Clichê da internet, publicado em milhares de sites e blogs por aí.

=====================================

O problema

Como eu já disse, muito do que se diz culpa da TPM, na verdade não é, não que ela seja uma pobre injustiçada, pois ela interfere sim, e muito, nas nossas vidas. É dela a culpa por coisas que nem imaginamos, aquele choro na frente da tv na décima terceira vez que assiste comercial de Qualy, a raiva, logo em seguida, por causa daquela maldita família feliz, e ao ver a própria, que não é assim, a risada, então, por se ver ridícula chorando por causa do comercial de tv, e a carência, que vem porque se sente um lixo patético, que precisa de carinho e atenção.
Todo esse raciocínio acontece em menos de 3 minutos, e geralmente só e acompanhado de alguns sons e grunhidos, se tornando, portanto, relativamente difícil de um homem acompanhar.
É claro que o organismo de cada mulher é diferente, e suas reações nessa época difícil do mês também, porém, basicamente você vai observar essa mesma seqüência de acontecimentos, em looping, em situações diferentes.
Ok, você já aprendeu então a identificar as atitudes de uma mulher com TPM e mais ou menos a linha de raciocínio por traz delas, homem! Parabéns! Mas o que fazer com essa informação? No que isso vai ajudar a sua vida? Bom, passamos agora para as....

As dicas da Tia Duna

1. O chocolate. Resolvi falar dele primeiro, por causa da piadinha acima. Esse texto de humor exprime várias verdades, como por exemplo, o chocolate. Como mulher, já recorri a essa ajuda, e, para construir este post, fui pesquisar. A dúvida sobre o resultado do chocolate para amenizar os efeitos da TPM ser mito, ou se sua eficácia se dever a sua composição química ou aos seus efeitos psicológicos. Quanto aos seus efeitos no corpo, cito dois sites:
"O chocolate ajuda na redução dos sintomas da síndrome de tensão pré-menstrual (TPM). A conclusão, de acordo com o Dr. Daniel Magnoni, foi apresentada ao mundo em 1999, pelo nutrólogo sueco S. Rössner, durante o Congresso Europeu de Nutrição Parenteral e Enteral daquele ano, realizado em Estocolmo." (IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição).
"
Os médicos estão combatendo a irritação e a falta de ânimo que atrapalha a vida das mulheres (e inferniza a dos maridos) nos dias de tensão pré-menstrual com pão, macarrão e chocolate." (Caderno D).
Mas existem muitos outros por aí, é só pesquisar.
Quanto aos seus efeitos na mente, esses são incontestáveis. Não sei se é porque lembra romantismo, carinho e sensualidade, coisa que nós sentimos falta nesses dias como se nunca tivéssemos nas nossas vidas, ou só porque é gostoso. O fato é que funciona.

2. O carinho. Aquela alegoria citada acima é realmente boa. Sim, carinho funciona. Seja carinhoso, gentil, educado. Pense antes de falar, engula alguns comentários desnecessários. O que você considera um simples comentário inofensivo pode se tornar um desrespeito abominável, ou a confissão de uma traição. "Hoje tem jogo do Corinthians" pode ser interpretado como "Eu quero ver televisão, me dá o controle remoto, não, você não vai ver sua novela inútil, você é fútil, quem paga a luz dessa casa? Quem comprou essa merda? Vai ser como eu mando e pronto, e se não gostar, vai tomar no seu cu, sua puta" e terá uma resposta a altura, algo como "Vê essa porra, então, seu inútil, não sou sua escrava, eu quero o divórcio!" ou equivalente.
Pense e repense antes de cada frase, reconstrua-a da forma menos agressiva e mais lisonjeira que puder, mas não demore muito, ou ela vai interpretar livremente o seu silêncio. Tenha um raciocínio mais rápido que o dela, esteja sempre um passo à sua frente.

3. A compreensão. Os surtos acontecem, é claro. As mulheres, geralmente nessa fase, sentem tudo junto ao mesmo tempo agora, e tudo fica mais forte, mais intenso. Você vai perceber mais ainda isso quando for direcionado a você. Quando você falar A e ela ouvir B, pensar C, concluir D, somar com E, relembrar F, e imaginar G e, imediatamente ou depois de 2 minutos tranqüila e dócil, como quem tinha entendido, gritar H!!!!! Sim, a culpa é sua, sempre sua, toda sua, e não adianta tentar argumentar, aliás, NÃO tente argumentar, só vai piorar as coisas. Apenas respire, fundo, respire de novo, e aguente, não vai durar para sempre. Se você não for ateu, pelo menos pode pensar que está equilibrando seu karma e pagando pelos pecados de suas vidas passadas.

4. O sexo. E o sexo? Fazer ou não fazer nesses dias complicados? Algumas mulheres que conheço sentem nojo, não querem fazer de jeito algum. Na minha opinião, é porque nessa época, nós nos sentimos um lixo, uma piada, nunca vimos algo tão feio, tão gordo, nada sexy, desinteressantes e todo o resto. Por isso é tão importante o carinho do item anterior. Como nos sentimos assim, achamos que somos vistas assim, e não queremos nos sujeitar ou sujeitar nossos cônjuges a algo tão sofrido quanto fazer sexo conosco. Essa falta de libido também tem explicações biológicas, é claro, pois o corpo não sente a necessidade de copular, já que a menstruação está próxima, e a chance de haver fecundação ser pequena. Já outras mulheres sentem um aumento da libido nessa época, talvez, também ligado a sua mente, à diminuição do medo de engravidar, mesmo que inconsciente, relaxando mais.
Em resposta a uma pergunta sobre o assunto em entrevista para a sessão de Saúde da UOL News, o especialista Eliano Pellini responde:
"(...) a libido feminina é muita mais complexa que a masculina. O homem pensa de 8 a 10 horas em sexo. As mulheres não se excitam só com imagens, precisam de muito mais elementos. Pela sensação de congestão pélvica e a maior circulação de sangue nessa região durante a menstruação, nessa fase pode aumentar o desejo, sim. É comum isso".

Algumas oscilam entre um e outro. O mais importante é, se ela mudar de idéia no meio, PARE. Você pode ir ao banheiro e se aliviar depois de consolá-la, falar que entende, dizer que ela continua sendo a mulher mais sexy e gostosa do mundo, que entende e que a ama, ou seja, depois de ter amansado ao máximo o bicho.

5. A improvisação. Essas dicas são úteis, mas não são tudo, como disse, as mulheres são diferentes, a sua é diferente das outras, portanto, não se prenda a essas dicas ou nenhuma outra. Talvez, o carinho a irrite, talvez ela só queira que você fique em silêncio, ou talvez seu silêncio a irrite, ou tudo ao mesmo tempo. Improvise, mas com calma. Tenha cuidado para não se afobar, se enrolar e acabar piorando as coisas.

6. As considerações finais. Paciência e compreensão é o mais importante. Não tenha vergonha de pedir desculpas, mesmo que seja por algo que você não fez, que não seja culpa sua nem de ninguém, como a chuva ou o trânsito, ou por algo que seja culpa dela. Nunca, JAMAIS, faça piada sobre essa situação, ou cite-a em um momento de discussão. Lembre-se, você é homem. Por mais que seja bom com cálculos, por mais que saiba o período fértil dela, por mais que você se esforce, você pode não ter calculado bem o suficiente. Então, pode parecer que ela está no meio de seu ciclo, porém, talvez, no calor da briga, você tenha se esquecido de contar uns dias, e perguntar "Que foi? Tá de TPM, é?" será arriscado demais e pode botar tudo a perder. Na melhor das hipóteses, não é educado, não é um argumento razoável, portanto não fará bem. Porém se ela realmente estiver, você estará irremediavelmente fodido.

Outro site interessante sobre o tema:
Por que as mulheres ficam mal-humoradas na TPM?

2 comentários:

Cesar disse...

Adorei seu texto sobre TPM muito bem humorado e as dicas são ótimas.

Anônimo disse...

UAhuAhuahuA Muito bom !!!!
Tirou algumas dúvidas e ainda me fez divertir com o texto !!!
Gostei muito !
Parabéns !

Léo.